Manhã cívica reuniu famílias e turistas na Praça dos Três Poderes

Manhã cívica reuniu famílias e turistas na Praça dos Três Poderes

Solenidade da Troca da Bandeira se consolida no calendário turístico de Brasília
O céu azul de brigadeiro foi palco para mais uma edição do programa “Manhã Cívica – Brasília: O Brasil começa aqui”. Na manhã do domingo (7), a Praça dos Três Poderes foi preenchida com a presença de turistas e brasilienses que foram conferir de perto a solenidade da Troca da Bandeira, organizada pela Força Aérea Brasileira (FAB), e aproveitar as atrações culturais, educacionais e esportivas capitaneadas pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal junto aos parceiros.

Desde o início do ano, a solenidade da Troca da Bandeira tem ampliado seu significado e entrou no calendário de Turismo da capital do Brasil. “Esse é um evento que é de todos os brasileiros. Somos a única cidade do país que oferece o Turismo Cívico. As parcerias que temos feito estão permitindo que essa solenidade, que acontece todo primeiro domingo do mês, seja um momento especial para experimentar a nossa Brasília, que é a capital de todos os brasileiros e que reúne todas as regiões do nosso país”, afirmou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

O governador em exercício, Paco Britto, destacou que considera relevante essa integração da população com a Troca da Bandeira. “É o civismo e o patriotismo. Ensinamos as crianças o amor à pátria e damos norte a essa educação cívica tão necessária para o país”.

“Estamos trabalhando para valorizar a cidade. A Troca da Bandeira representa um importante momento cívico da capital. O Sesc já marca presença nesse evento há algumas edições”, destacou o presidente da Fecomércio – DF, Francisco Maia. O Sesc levou para a Praça dos Três Poderes a banda de rock de Brasília M.U.D. que apresentou canções que vão desde The Beatles a Pearl Jam. Além disso, foram oferecidos atrativos como críquete, frisbee, camas elásticas e outras atrações.

O público que compareceu também pôde conferir as exposições de maquetes de aeronaves, de veículos e de equipamentos militares e de manequins uniformizados com as fardas dos pilotos de caça. Ainda estavam disponíveis foodtrucks e ônibus da TCB para rotas turísticas gratuitas na Esplanada.

Troca da Bandeira – A Troca da Bandeira é feita todo primeiro domingo do mês. Cada mês, uma força ou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) é responsável pelo evento. O monumento do Mastro da Bandeira consta no Guiness Book como maior bandeira hasteada do mundo. Com 100 metros de altura, a bandeira da Praça dos Três Poderes tem 20 metros de largura por 14 metros de altura e chega a pesar 40 quilos.

Fonte: SETUR – DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *