Exército Brasileiro

Exército Brasileiro

O Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar do Planalto (CMP), realiza, em Brasília (DF), a tradicional  solenidade de substituição da Bandeira Nacional. A cerimônia cívica é realizada a cada mês e tem por finalidade manter o Pavilhão Nacional hasteado em perfeitas condições na Praça dos Três Poderes.

A cerimônia, presidida pelo Chefe do Estado Maior do Exército, os Modesto, contou com a presença de tropas do Batalhão da Guarda Presidencial, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, ambos com seus respectivos uniformes históricos, e da tropa de choque do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. Encerrando o evento, a Banda Marcial do Exército realizou uma apresentação musical.

A solenidade cívico-militar inicia-se com a entrada da tropa na área central da Praça dos Três Poderes e as honras militares. Em seguida, a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional e de uma salva de 21 tiros da Bateria Histórica Caiena (do 32º Grupo de Artilharia de Campanha), em homenagem ao símbolo maior da Pátria.

A bandeira substituída é arriada durante a entoação do Hino à Bandeira., após esses procedimento a atividade é encerrada com o desfile da tropa.

Além de diversas autoridades e de um grande público presente, alunos do ensino fundamental, participantes do Programa Sociais são convidados para assistirem a cerimônia.

A cerimônia de substituição da Bandeira Nacional acontece no primeiro domingo de cada mês, com a finalidade de manter acesa a chama de civismo e incentivar o culto aos símbolos nacionais. Para a condução desse evento, existe um revezamento entre as Forças Armadas, a Polícia Militar do Distrito Federal e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

A Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, está permanentemente hasteada a 100 metros do chão. Medindo 286 m2, está presa a um mastro especial, formado por 24 hastes metálicas, construído como símbolo de diálogo e de convergência de todas as unidades da Federação e dos Três Poderes da República.

Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

6 comments

Pitch series A financing innovator venture supply chain market business-to-consumer startup gamification product management success first mover advantage direct mailing return on investment. Monetization user experience bootstrapping success pivot research & development.

Fringilla etiam maecenas ligula justo nec pretium felis nisi. Pretium eget aliquam augue commodo cras semper sem nullam. Ut semper nec id adipiscing dui lorem. Pretium dapibus eget in sem donec et. Metus etiam ipsum sit. Quis blandit ut ante pulvinar adipiscing dis vel montes amet. Sed nullam rhoncus nisi augue sem tempus enim vici pede sapien viverra pellentesque.

Tellus ut aenean. Veni tellus hendrerit quam. Elit justo etiam sit. Dolor ut quis consequat venenatis odio ullamcorper rutrum dapibus porttitor commodo. Cras felis enim eget vulputate tempus quam neque cum mus sem metus nec condimentum.

Penatibus nisi ante donec lorem quis ut amet elementum sem eu. Vel nullam eleifend cum dapibus aliquet vidi libero eget ante penatibus. Consequat et nulla condimentum. Imperdiet ipsum nascetur nisi.

Sed efficitur congue dolor, et rhoncus ipsum rutrum nec. Ut ac mollis risus, bibendum molestie tortor. Fusce magna dui, pharetra eget pellentesque vehicula, consequat vel nisl. Donec auctor ex a laoreet egestas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *